segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dica: cursos gratuitos online na FGV

Não sei se eu estou atrasada ou se é novidade mesmo, mas só por esses dias encontrei essa possibilidade de cursos à distância no site da FGV. Achei muito bom e queria repassar.

Alguns são gratuitos, mais simples e com poucas horas, sem certificado. Outros são mais complexos e com maior carga horária, pagos e com certificado. De qualquer forma há opções, e é muito interessante que sejam realizados online, o que facilita a vida de todo mundo, principalmente em cidades grandes cujo deslocamento toma um tempo enorme.

Alguns exemplos de cursos gratuitos são: Como organizar o orçamento familiar, Como fazer investimentos, Como planejar a aposentadoria, Ciência e tecnologia, Ética empresarial, Filosofia, Argumentação Jurídica etc. São diversas as áreas e os assuntos. Mais para a psicologia, há Recursos humanos, Motivação nas organizações, Contratação de trabalhadores etc. Trata-se mais da área de Recursos Humanos, já que a FGV é uma instituição voltada para os negócios.

Os cursos pagos também são interessantes, embora exijam maior investimento de tempo (além do investimento financeiro). No site, você pode optar entre cursos à distância (EAD) de atualização, de graduação, pós-graduação e soluções corporativas. Na área da psicologia, novamente a ênfase é em Recursos Humanos.

Encontrei um curso pago muito interessante, que se chama Docência, voltado para os profissionais que querem dar aulas no ensino superior. As matérias são Metodologia de Ensino Superior e Metodologia de pesquisa, cumpridas em aproximadamente quatro meses. Pode ser um complemento interessante para os professores. Os preços variam bastante, esse por exemplo custa R$ 2.100.

Existem datas específicas de início dos cursos mais longos, por isso tem-se que ficar atento no site. Há uma ferramenta ótima que é "Avise-me se as inscrições estiverem para encerrar", e ajuda a não perdermos os prazos.

Bom, não sei afirmar com precisão qual é o efeito desses cursos no currículo. Sei que o ensino à distância tem se tornado cada vez mais comum, portanto uma tendência. Creio que se não forem grandes diferenciais no currículo, podem ser pequenos diferenciais na atuação profissional, e afinal são os vários pequenos diferenciais que fazem cada profissional único.

Nenhum comentário: